História

Antônio Durval do Nascimento nasceu em 18 de Fevereiro de 1.963, São Paulo. Em 1.981, aos 18 anos, resolveu sobreviver do trabalho com a música. Como a maioria dos músicos, iniciou sua carreira apresentando-se em conceituadas casas noturnas de São Paulo ( A Baiúca, Viva Maria, Hilton Hotel ). Seu repertório constitui-se basicamente do que há de melhor na MPB, enriquecido pelas influências do jazz, samba e erudito. Com o trabalho mais amadurecido, em 1.984 teve a oportunidade de trabalhar ao lado de Cauby Peixoto

Seu primeiro trabalho independente aconteceu em 1.988, lançando-se como compositor através de um compacto intitulado Jeito de Querer, gravado nos estúdios da BMG - Ariola, muito bem aceito pelo público.

Em 1.993, lançou uma fita K7, Interpretando, tendo, em muito pouco tempo, sua tiragem esgotada. No mesmo ano, fez vários shows, participou como intérprete de um trabalho gospel ( Vida ), pela Meet, e apresentou-se ao vivo no projeto Estrelas no Boca da Noite, de parceria entre a Rede Bandeirantes e Boca da Noite Bar. Nessa série de programas, Toninho Nascimento desfilou ao lado de grandes compositores como Cláudio Nucci, Mário Lago, Flávio Venturini, João Nogueira, entre outros. Esse programa foi exibido pela Bandeirantes várias vezes no Brasil, bem como em Miami - U.S.A.

Seu trabalho foi apreciado e aplaudido pelo guitarrista americano Stanley Jordan ( em visita ao Brasil para o Free Jazz Festival ), com quem deu uma canja no Boca da Noite Bar, onde o cantor se apresentava. No final do ano, lançou uma fita K7 de seu próprio trabalho gospel, intitulado Filho Pródigo.

No início de 1.994, uma temporada de grande sucesso na cidade de Porto Seguro, Bahia, rendeu-lhe, além do reconhecimento usual do público, convites para shows em vários pontos do Brasil, bem como apresentações na França e Suíça.

De volta para São Paulo, deus os retoques finais na reedição do show Interpretando que, com nova roupagem, mostrou um belíssimo espetáculo teatral, sem perder o lado intimista da versão original. Em junho, partiu para uma temporada de três meses na França e Suíça.

Em 1.995, retornado ao Brasil, lançou um novo trabalho, Aconchego, interpretando clássicos da MPB. No final do ano, partiu para uma temporada de mais seis meses na Suíça, oportunidade que assinou contrato de quatro anos com uma gravadora de Montreux, a TCB Music S.A. , para a realização de três Cds com composições próprias.

No inicio de 1.996, no Brasil, gravou um trabalho independente, Sambas de Chico ( K7 )e, de junho a setembro, trabalhou na Suíça o lançamento de seu primeiro CD, Adorada Estrela Guia, através da TCB Music S.A. “ Toninho Nascimento compõe com uma explítica interpretação melódica, principalmente nos ritmos singulares e contagiantes que são a famosa marca registrada de sua música. É capaz de projetar seu material com uma voz maravilhosa, suave e sofisticada, irradiando calor e doçura. Seu alcance vocal é extraordinário, usa seus falsetes perfeitamente controlados com muito mais gosto e toca violão com especial elegância” ,

De volta ao Brasil, desde 1997, vem se apresentando em teatros (Centro Cultural São Paulo, Teatro Dias Gomes, Memorial da América Latina (Teatro Santo Agostinho), bibliotecas municipais, casas de espetáculos, em eventos diversos e em praças públicas.

Participou do programa Raul Gil, pela Rede Record de Televisão durante 33 semanas. Saiu de lá vitorioso por ter sido convidado a gravar o CD Usina de Talentos! pela gravadora Warner Music.

Foi também contratado para gravar o Multiokê, cujas duas produções também se esgotaram.

A opção de cantar em praças públicas, experimentada primeiramente na Europa! tem lhe aberto grandes oportunidades profissionais, por ser uma vitrine viva e irrefutável de seu talento e proporciona um contato íntimo, pessoal com seu público.

Talvez o que mais lhe gratifique nas praças seja a oportunidade de sentir tão de perto o calor e o amor de seus fãs, consciente do grande bem que proporciona a todos.

Seu primeiro DVD foi gravado no final de novembro / 2007,  no Centro Cultural São Paulo. Sucesso de bilheteria, superou as espectativas em qualidade e em público.

Participaram deste DVD, como convidados especiais: Patrícia Camim,  Anneth Santos, Renê Nunes, Brunna e Mateus, Reginah,  Wandê e Charlles Henrique.

O público, que lotou a sala de espetáculo, foi levado a participar com muito entusiasmo e euforia.

O lançamento do DVD ocorreu no dia 29/04/2008, no Teatro Santo Agostinho, São Paulo. Foi uma festa de muita alegria e de talentos.  A obra está disponível para venda na Livraria Cultura ou pelo site: www.toninhonascimento.com.br

Hoje, devido ao seu reconhecimento nacional! Toninho Nascimento faz shows por todo o Brasil, em casas de espetáculos, teatros, apresentações particulares, congressos, comemorações e eventos em geral.

Dono de um carisma inigualável e espontâneo, Toninho se deixa envolver pelas emoções de suas interpretações, o que quebranta os corações de todas as idades e o faz tão querido.